Notícias / Cotidiano
Quase todas as capitais do Nordeste aparecem na lista das mais violentas do Brasil
24 de Março de 2014 ás 12:06h

O levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC, revela que a cidade de Maceió, capital de Alagoas, é a quinta cidade com mais homicídios no mundo, segundo reportagem publicada na edição de hoje de O GLOBO.

O Brasil é o país com mais municípios no ranking: 16. O México aparece em segundo, com nove. Apenas sete cidades da lista não estão na América Latina: quatro dos Estados Unidos (Detroit, Nova Orleans, Baltimore e Saint Louis) e três da África do Sul.

O levantamento leva em conta a taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes no ano passado. De acordo com a ONG, foram levantados dados disponibilizados pelos governos em suas páginas na internet e consideradas só cidades com mais de 300 mil. Essa foi a quarta edição do ranking.

Em relação ao levantamento de 2012, Brasília e Curitiba deixaram a lista. Por outro lado, três cidades brasileiras ingressaram no grupo: Campina Grande (PB), Natal (RN) e Aracaju (SE). As duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não estão no ranking. Segundo especialistas, há 10 anos o país vê os homicídios migrarem para os municípios de médio porte.

No caso de Maceió, a cidade brasileira mais violenta, o problema ainda foi agravado por que o estado de Alagoas enfrentou seguidas greves de policiais nos anos 2000. Dos 16 municípios do Brasil no ranking das cidades mais violentas do mundo, seis vão receber jogos da Copa do Mundo: Fortaleza, Natal, Salvador, Manaus, Recife e Belo Horizonte.

Confira a lista das cidades Brasileiras mais violentas:

 

 

Por: Luclecio Lima
Voltar para Página Anterior | Ir para o Topo

Portal NCO - Versão para Celular | Copyright ©2014